NEPOTISMO: MP recomenda que prefeito de Trizidela do Vale exonere a própria mãe


O Ministério Público do Maranhão expediu, nesta sexta-feira (06), Recomendação ao prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Pereira Freitas, para que exonere imediatamente a servidora Francisca Rosa Pereira Freitas de cargo comissionado que ocupa na gestão municipal.

Popularmente conhecida como Tinãia Balé, a servidora Francisca Rosa Pereira Freitas é mãe do prefeito Deibson Balé.

Na foto, reproduzida pelo Portal Sandro Vagner, é possível ver o prefeito ao lado da mãe na inauguração do Restaurante Popular, em Trizidela do Vale, no ano de 2022. Na ocasião, a mãe do prefeito discursou durante o evento oficial do Governo do Maranhão.

Formulada pelo Promotor de Justiça Júlio Aderson Borralho Magalhães Segundo, atualmente respondendo pela 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras (MA), a Recomendação é resultado do Inquérito Civil nº 002700-278/2022.

Conforme apurado pelo Blog do Graciliano, o Inquérito Civil tem como objeto apurar a denuncia de aumento de salário progressivo à mãe do atual prefeito de Trizidela do Vale, em dissonância com os demais salários de servidores da mesma categoria.

Durante as investigações, o MPMA constatou que Deibson Balé nomeou a própria mãe para o cargo comissionado de Coordenadora Pedagógica, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), conforme Portaria de Nomeação nº 149-A/2021 - GP, datada de 13 de janeiro de 2021.

Para o MPMA, a nomeação caracterizou a prática de nepotismo.

Diante dos fatos, o Ministério Público recomendou que o prefeito de Trizidela do Vale exonere, imediatamente, a servidora Francisca Rosa Pereira Freitas do cargo em comissão de coordenação pedagógica, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis.

Deibson Balé terá o prazo de 10 (dez) dias para comprovar, mediante documentos oficiais, o atendimento da Recomendação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário